Recentemente um vídeo ganhou grande visibilidade na internet. Recebemos através de vários grupos de WhatsApp e redes sociais a escalada de uma criança em uma parede que parece ser em um buffet infantil.
O susto acontece quando a corda em que esta menina estava presa se desprende do seu equipamento de segurança e ela cai de aproximadamente dois metros de altura.
Segundo as últimas notícias, a criança não se machucou gravemente. Mas podemos aprender muito com esse ocorrido que poderia ter se tornado uma tragédia.
Sabemos que quando se trata dos baixinhos, a atenção deve ser constante. Ao somar atividades de altura como parede de escalada, arvorismo e tirolesa os cuidados devem ser ainda maiores.
É fundamental ter ciência da qualidade e segurança dos brinquedos que o seu filho pretende ir, bem como da expertise dos monitores que irão equipá-lo e acompanhá-lo.
Mas então, como saber se o circuito de aventura é seguro? Como saber se o monitor possui os conhecimentos necessários para desempenhar essa função? Vamos dar algumas dicas, que podem te ajudar!
Como saber se a parede de escalada é segura?
Alguns detalhes são importantes de serem observados antes de iniciar a subida em uma parede de escalada indoor, alguns que podem facilmente ser percebidos visualmente:
– Certifique-se que a estrutura em que as agarras estão fixadas estão em bom estado;
– Confira se há oxidação em estruturas de metal;
– Veja se há alguma agarra quebrada ou que esteja solta (rodando) na parede;
– Veja se há a corda utilizada para a segurança de quem escala e se está em bom estado;
– Confira todo o equipamento individual: Capacete e cadeirinha (o cinto que veste no praticante) que devem ser sempre de uso obrigatório
– Em caso de buffets infantis ou brinquedos fixos (não temporários) em outros locais, procure por um certificado de vistoria. Empresas técnicas devem avaliar detalhadamente os brinquedos e EPI’s para garantir a segurança. Caso não encontre, procure o responsável pelo local e peça orientação sobre o assunto.
Como saber se a tirolesa é segura?
A tirolesa é um dos brinquedos radicais que mais chamam a atenção de crianças e adultos. A sensação de estar voando e o fato de dispensar esforços físicos são alguns fatores que justificam essa preferência.
A ideia é simples: deslocar de um ponto a outro pendurado em cabo de aço ou corda. Mas a atenção aqui também deve ser criteriosa:
- Priorize tirolesas que sejam confeccionadas em cabos de aço, preferencialmente com um segundo cabo de backup. Isso aumenta a segurança por ter uma vida útil longa;
- Confira todo o equipamento individual: Capacete e cadeirinha (o cinto que veste no praticante) que devem ser sempre de uso obrigatório;
- Certifique-se que há um sistema de freio e que o mesmo encontra-se em bom estado de uso
- Em caso de buffets infantis ou brinquedos fixos (não temporários) em outros locais, procure por um certificado de vistoria. Empresas técnicas devem avaliar detalhadamente os brinquedos e EPI’s para garantir a segurança. Caso não encontre, procure o responsável pelo local e peça orientação sobre o assunto.
Como saber se o arvorismo é seguro?
Arvorismo são pontes com obstáculos entre um ponto e outro. Apesar do nome em muitos casos não há o uso de árvores, apenas o uso da ideia. Nesse brinquedo fique atento principalmente a esses ponto:
– Confira se os obstáculos estão devidamente presos e em bom estado;
– Veja se o cabo de aço em que a criança irá ficar presa está esticado e em bom estado;
– Confira todo o equipamento individual: Capacete e cadeirinha (o cinto que veste no praticante) que devem ser sempre de uso obrigatório;
– Em caso de buffets infantis ou brinquedos fixos (não temporários) em outros locais, procure por um certificado de vistoria. Empresas técnicas devem avaliar detalhadamente os brinquedos e EPI’s para garantir a segurança. Caso não encontre, procure o responsável pelo local e peça orientação sobre o assunto.
E os Monitores? Como saber se ele está apto a desenvolver aquela função?
Para que um monitor fique apto a desenvolver uma função em circuito de aventura, é necessário que sejam realizados treinamentos de altura e técnicas verticais.
Além disso, é necessário saber lidar com a ansiedade e euforia típica das crianças, para que a brincadeira seja divertida e segura.
Então, nesse caso, o mais seguro a se fazer é ter a certeza que o monitor presta serviço para uma empresa qualificada e que possua know how no assunto.
Segurança Nerea em Circuitos de Aventura
Garantimos a segurança dos circuitos que montamos e damos manutenção, seguindo todos os padrões, normas e recomendações necessárias.
Além dos brinquedos, os EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual), são outra preocupação da Nerea. Trabalhamos com marcas certificadas e de qualidade reconhecida.
Também ficamos atentos aos desgastes dos equipamentos decorrentes do uso para que trocas sejam feitas sempre que necessário.
Esportes de aventura são uma grande diversão para todas as idades, mas com a segurança não se brinca!
Atuamos a mais de 15 anos em projetos para buffets infantis, festas, eventos corporativos, shows e onde mais a sua imaginação te permitir. Escolha brincar tranquilo e aproveitar o melhor da adrenalina. Escolha empresas qualificadas e responsáveis.
Estou montando um novo buffet infantil em Bh e gostaria ter um circuito de aventura (arvorismo e tirolesa) mais a equipe para gerenciar.
Como devo proceder ?
Olá, Pedro, tudo bem?
Entre em contato com a gente para sabermos informações mais detalhadas do seu espaço! WhatsApp (31) 3225-5721 ou envie um e-mail para: contato@nerea.com.br
Caso prefira, nos envie por aqui o seu telefone e o melhor horário para ligarmos para você.
Ficamos no Aguardo,
Equipe Nerea