Está procurando cabo de aço para tirolesa? Converse com a equipe de vendas da Loja Nerea. Temos vários modelos de cabo de aço, com 3/8 ou 1/2 polegadas, galvanizados com alma de fibra ou aço.

Mas você sabe o que essas especificações querem dizer? Vamos falar um pouco dos tipos de cabo de aço mais usado em tirolesa.

 

Qual cabo de aço usar em uma tirolesa?

Essa é uma pergunta normal para quem está querendo montar uma tirolesa ou fazer um projeto de tirolesa.

Os cabos de aço 3/8 galvanizado com alma de fibra, são o modelo mais usado no Brasil em tirolesas, embora não seja o mais recomendável.

Esse número é referente à espessura do cabo, ser galvanizado aumenta a sua vida útil, já que demora mais tempo para enferrujar e a alma de fibra possui um melhor custo benefício.

Para ainda mais segurança, uma dica é sempre que puder utilizar o cabo de aço com alma de aço, que possui uma resistência maior (cerca de 10%).

E falando em resistência, veja na tabela abaixa quanto um cabo desses aguenta, para que fique mais claro de como é seguro utilizar esse material para construção de uma tirolesa.

Uma outra opção de cabo de aço para tirolesa é o cabo de ½. E qual a diferença dele para o de 3/8 que citamos anteriormente? Uma espessura maior e consequentemente uma maior resistência.

Alguns fatores irão influenciar nessa escolha, como o tamanho da tirolesa. Para aquelas tirolesas maiores, existe até mesmo a opção de um cabo de 5/8.

Esse cabo é um padrão utilizado em super tirolesas, com distâncias de até mesmo 2 km, como é o caso da K2 no sul do Brasil.

Neste tipo de tirolesa com cabo de aço maiores de 12mm as polias são especiais por não ser um padrão comum no mercado.

Antes de comprar o cabo de aço, faça os estudos necessários para montagem de sua tirolesa e procure um profissional capacitado para planejar e executar esse projeto com você.