Nerea vem convidando seus clientes e amigos para uma vivência de suas aventuras e nesta semana a Escalada Indoor foi a escolhida por nossa amiga Michelle Machado.

Temos certeza que ao terminar der ler o depoimento vai querer escalar com a Nerea..

 

“Voo livre, rapel, tirolesa, arborismo e trekking são atividades por mim já experimentadas, mas escalada… essa nunca tinha cogitado. A ideia surgiu durante compra de equipamentos para minha próxima aventura – o percurso de Compostela.

Depois de dias com a palavra ‘escalada’ repercutindo mentalmente, a pesquisa de características da atividade e a segurança passada pela equipe (afinal não podia comprometer meu projeto a poucos dias do embarque) resolvi somá-la às minhas experiências.

Após ser apresentada aos equipamentos e ao modelo de segurança – no caso o ‘top rope’ (modelo em que a corda de segurança é presa no teto e no corpo de quem dá suporte aos que escalam) – ouvia as últimas orientações olhando a parede e vendo nela as possibilidades de subida como jogadas de tabuleiro. Sim, escalar vai muito além de força física.

 

Desde o convite ouvi que a prática da atividade exige mais técnica que força. É certo que bom condicionamento favorece sua execução, mas não é premissa ou óbice a quem queira conhecer o esporte – ele é democrático. Essa foi uma de minhas diversas descobertas; tal qual a de que o esforço maior na atividade não é dos membros superiores, mas dos inferiores e do abdômen.

 

Iniciado o exercício, a tensão inicial foi cedendo terreno ao divertimento e a ansiedade ao foco chegar ao topo do paredão. Aí outra constatação: durante o exercício, apenas o exercício. A experiência me tocou com o condão da abstração. Sem dúvida, atividade de benefícios físicos e mentais.

 

Obviamente, não consegui alcançar o topo do muro na primeira tentativa, mas chegar lá (com o imprescindível cuidado e incentivo dos que do solo comigo escalavam) após algumas investidas foi realizador. Estudos de neurociência indicam como maiores geradores de felicidade humana o aprendizado e a superação.Concordo!

MICHELLE MACHADO – jornalista; viajante ávida por boas novas experiências; cliente NEREA”