O Sudeste do Brasil, região cercada por serras e montanhas, oferece inúmeras opções de passeios e aventuras. Um dos pontos mais visitados por pessoas de todo o país e até do exterior é o Pico da Bandeira, localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó.

 

O Pico está localizado na divisa entre os municípios de Ibitirama, no Espírito Santo, e Alto Caparaó, em Minas Gerais e é o ponto mais alto desses dois estados, com 2.891,98 metros de altitude, e o terceiro mais alto do país.

Para alcançar o cume, o Parque Nacional do Caparaó oferece trilhas, acampamentos e cachoeiras. De carro é possível chegar até o primeiro acampamento, chamado de Tronqueira, a 1.970 metros, com boa infra-estrutura de camping e de estacionamento. A partir daí, o acesso é feito apenas a pé.

Se você quiser se refrescar em águas cristalinas, o Parque oferece muitos rios e cachoeiras para banho. A Cachoeira Bonita, a maior do parque com 80 metros de queda d’água, é uma ótima opção.

A 2.370 metros, você encontra o segundo e último local de acampamento: o Terreirão. A pequena planície oferece vistas maravilhosas e temperaturas que chegam a 0° C à noite. Antes da arrancada final rumo ao Pico da Bandeira, é o último ponto que oferece água.

A caminhada final, com cerca de duas horas e meia de subida por trilhas íngremes, exige um maior preparo e, normalmente, é feita na madrugada. Prepare-se para o frio!  Alcançado o cume, desfrute de paisagens belíssimas e um nascer-do-sol inesquecível!

Gostou da ideia? Programe a sua expedição com a equipe do Nerea, que está totalmente preparada para te levar a uma aventura segura e muito divertida.