Olá Amigos e apaixonados por esportes!

Neste post iremos falar sobre a escalada, mais especificamente da escalada esportiva. Primeiramente falaremos sobre os materiais e depois uma breve explicação de como escalar. Nesta modalidade precisaremos apenas dos seguinte equipamentos:

• Calçados de escalada
• Cadeirinha e ganchos que a conectam à corda
• Luvas ou magnésio para mão
• Doze mosquetões
• Instrumento de amarra e instrumento de rapel
• Corda
• Capacete

 

 

A escalada se inicia com  o primeiro escalador, conhecido como líder que será quem fará a rota, o líder é protegido pela corda que está amarrada em sua cadeirinha e é conduzida pelo segundo escalador que ainda não começou a subir.

O líder escala através de grampos, que são as âncoras permanentemente fixados na rocha. Os grampos possuem anéis de metais nos quais o escalador conecta os mosquetões para conectar a corda ao grampo.

Se o líder cai, o segundo escalador que faz a segurança agarra a corda para evitar a queda. A queda do primeiro escalador pode ser no máximo a duas vezes a distância entre um pino e sua posição atual

O primeiro escalador pode escalar no máximo uma altura equivalente a metade do tamanho da corda, pois desta maneira o segundo escalador que faz a segurança baixa-lo de volta ao chão caso o primeiro escorregue e caia.

Ao atingir um ponto o qual seja possível prender a âncora a rocha com uma pequena corda, para que desta maneira seja possível que o os escaladores invertam as funções .

Uma  vez que o segundo escalador estejam juntos novamente, o processo é reiniciado para que se inicie a segunda etapa da escalada, até que os mesmos atinjam o destino desejado.

E se tudo isso sobre escalada, despertou em você a vontade de tentar praticar esse esporte repleto de aventura, acesse o site do NEREA loja especializada em esportes de aventura e confira nossos produtos com a mais alta qualidade com os menores preços e sempre contando com o melhor atendimento.